Blog

Notícias e Dicas para você gerenciar o seu Negócio

Olmiro Callai

CEO do Grupo Time Tecnologia.

10 Dicas para um Bom Cadastro de Produtos

Um bom Cadastro de Produtos é importantíssimo para administrar bem o seu negócio. Como comprar se você não sabe o que vende?Como saber que está negociando bem com seu fornecedor se você não sabe o que compra?Por este motivo preparamos este guia prático com 10 dicas para fazer um cadastro de produtos excelente.
Dica 1

Converse primeiro com seu fornecedor de software e peça um treinamento. Entenda bem as opções disponíveis e use-as conforme as suas necessidades!

Dica 2

Centralize a função de gerenciar o cadastro em um responsável. Não coloque muita gente para fazê-lo simultaneamente. É grande a chance do cadastro não ficar bom se muitas pessoas mexerem nele.

Dica 3

Trate seu cadastro de produtos com respeito. Ele pagará suas contas a médio / longo prazo.
Negligenciar a importância disso é caminho certo para o fracasso em análise de dados, gestão de mix, compras, exposição de produtos corretamente e consequentemente ações de marketing e vendas.

Dica 4

Comece cadastrando as informações acessórias. Antes de cadastrar um produto você precisará cadastrar departamento, grupos de produtos, embalagens e uma série de outras informações relevantes. Seu fornecedor de Software pode te ajudar com treinamento a fazer isso direito

Dica 5

Crie um padrão de abreviação de produtos. Se não fizer isso antes de começar em pouco tempo terá situações assim:
Ref.
Ref Coca Cola
Refrigerante Coca Cola
Refrigerante C.Cola
Refri C. Cola

Dica 6

Se vai trocar de sistema não converta em hipótese alguma seus dados. Toda a bagunça acumulada dos últimos anos irá junto para o novo sistema. Sabe aqueles itens inativos, que você não vende mais? Pois é. Vão todos para o novo software.Como arrumar a casa assim?

Dica 7

Você sabia que pode estar pagando mais impostos do que deve?
É isso mesmo.

Se as alíquotas de imposto mudam e você não altera no seu cadastro adivinha: você está pagando errado. Revisar o cadastro é uma excelente oportunidade para arrumar isso também.

Dica 8

O cadastro de produtos deve ser revisado sempre. Não adianta fazer isso agora e abandonar depois. Portanto, recomendamos uma revisão de itens ativos, inativos, impostos, etc… a cada 3 meses.

Dica 9

Algumas empresas oferecem cadastros de produtos inteligentes.
Nesse caso o Sistema fornece a maioria das informações necessárias para o cadastro, sugerindo por exemplo as configurações tributárias e até mesmo preço de venda. Fácil não?

Dica 10

Não deixe o produto disponível para venda, sem ter o cadastro do produto feito. É grande a chance de seu cliente querer comprar esse produto sem cadastro, e depois tanto Cliente quanto Vendedor passarão por dificuldades e constrangimento na hora da venda.

Compartilhe nas Redes Sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Quer voltar para a pagina de Blog para ver mais postagens? Clique no botão ao lado → → → → →