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Notícias e Dicas para você gerenciar o seu Negócio

Olmiro Callai

CEO do Grupo Time Tecnologia.

6 dicas para fazer uma Gestão Comercial Eficiente

Se você é proprietário de uma empresa, já deve saber o quão importante é uma boa gestão comercial! Afinal, é justamente o departamento comercial que alimenta o funcionamento de uma Empresa.

Não basta ser um excelente Gestor nas demais áreas da Empresa se não tiver uma boa gestão de seu time de vendas. Por isso, trouxemos 5 dicas para que você execute uma gestão comercial eficiente!

1. Contrate bons profissionais

Sim, sabemos que isso parece uma dica óbvia, mas não é.
De preferência para as habilidades pessoais do que as qualidades técnicas. Técnicas podem ser ensinadas, mas características pessoais dificilmente serão mudadas.

O Profissional sabe vender? Ótimo, mas lembre, isso pode ser ensinado.
Por isso, antes de avaliar se seu time de vendas sabe tudo sobre a área, verifique se são pessoas dispostas a aprender constantemente, se recebem feedbacks de maneira positiva e se são estáveis emocionalmente.

2. Tenha uma estratégia de vendas clara

Não basta ter a melhor equipe comercial, se a estratégia de vendas não for bem definida. É fundamental que todos saibam para onde estão remando, pois se não souberem, cada um tentará chegar a um lugar diferente e a empresa não alcançará lugar algum.

Deixe bem claro para toda a equipe:Qual o público-alvo do negócio? Quais as metas da Empresa?

3. Capacite sua equipe

Incentive sua equipe a fazer treinamentos e cursos de vendas. É importantíssimo para quem trabalha nessa área estar sempre aprimorando suas técnicas de vendas.

No entanto, ter organização e disciplina podem fazer toda diferença na performance do profissional. Por isso, incentive também a busca por esse tipo de conhecimento.

4. Incentive a comunicação

As vezes a equipe de vendas é desunida, muitos profissionais de vendas tendem a guardar apenas pra si as melhores técnicas e estratégias buscando destaque individual. Um bom gestor deve saber como gerar competição, mas de forma saudável ao mesmo tempo estimulando o trabalho em grupo.

É importante sugerir o compartilhamento de informações entre os membros da equipe para que todos se ajudem e, assim, tragam melhores resultados para a empresa.
Ouça as criticas ou sugestões de seu time de vendas, isso trará melhores resultados como também mais engajamento.

5. Crie um senso de propriedade do negócio

Se quiser ter resultados realmente significativos em suas vendas, crie um senso de propriedade do negócio junto ao seu time. Os colaboradores devem abraçar a empresa como se fosse deles. Mas, isso não se faz só com treinamentos de motivação.

O ideal é que aquelas pessoas que atingirem melhores resultados possam, de alguma forma, serem bonificadas com uma parte dos lucros ou ter um plano de carreira diferenciado, por exemplo. Assim, ela se sentirá “sócia” da empresa e não apenas mera funcionária.

A gestão comercial eficiente não é aquela que impõe metas, mas que faz com que o time entenda a importância de alcançar tais objetivos. E isso acontece quando as pessoas aceitam ter suas habilidades apuradas e entendem que não são meras ferramentas de vendas, mas parte fundamental do sucesso do negócio.

Compartilhe com a gente nos comentários como você faz a gestão comercial do seu negócio e vamos trocar ideias para termos melhores resultados a cada dia!

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