Olmiro Callai

CEO do Grupo Time Tecnologia.

Guia de Compra: Minha 1ª Automação

CONSIDERAÇÕES

Não se compra Automação e Gestão de qualquer jeito e por preço. Seu projeto de automação e software de gestão é tão importante quanto qualquer outro projeto que compõe sua loja.
E o Projeto de Automação e Gestão não é feito apenas para atender o governo ou seu contador. Ele pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
Por este motivo, fazer uma compra acertada é fundamental

POR ONDE COMEÇAR

Primeiro você precisa entender a diferença entre Revenda de Automação Comercial e Software House.
A Revenda de Automação Comercial é, como o nome diz, uma revenda. Ela não desenvolve Software mas costuma ter em seu portfólio Softwares para ofertar para seus clientes.
A Software House é a empresa que desenvolve o software. Algumas também trabalham com equipamentos mas a grande maioria vende apenas o Software. Se optar por comprar de uma Software House talvez tenha que comprar os equipamentos com uma Revenda e falar com dois fornecedores.
Não existe certo ou errado neste caso. Cada empresário tem uma forma diferente de pensar. Apenas convidamos o varejista para uma reflexão: você já tem tanta coisa na cabeça para se preocupar.
Logo, não é melhor falar com apenas uma empresa e que ofereça o pacote completo?

COMO ENCONTRAR ESSAS EMPRESAS

Seu Contador, Certamente ele conhece e mais de uma. Se ele tiver um parceiro recomendamos falar com esta empresa.
Conversando com outros varejistas do mesmo segmento que o seu. Se tiver amigos melhor. Caso não, visite lojas e pergunte.
Pesquisando no Google: digite por exemplo, Sistema ou Software de Gestão ou Automação Comercial, seguido da sua localização. Ex.: Sistema de Gestão para Supermercado Brasília, é grande a chance de você encontrar as principais empresas que atuam em sua região na primeira página do Google;
Talvez você encontrará em suas buscas as soluções que está procurando em grandes lojas, como Americanas.com, Submarino, etc… Adiantamos que as chances são grandes de comprar tudo mais barato nestas empresas. Mas a pergunta que fica é:
Quem vai instalar e te ajudar a usar? Não vale a pena contar com um especialista?

COMO COMPRAR E O QUE AVALIAR

● Procure pelo menos 3 empresas para conversar.
● Avalie o conhecimento das empresas convocadas sobre o seu negócio. Não adianta falar com uma Empresa que entende tudo de supermercado se seu negócio é um restaurante.
● Peça que as Empresas forneçam contato de clientes que você possa entrar em contato e pegar recomendações.
● Peça as propostas e crie uma planilha comparativa de valores. Não decida apenas por preço. É a receita do fracasso do seu projeto.
● Falar demais sobre custo, preço, etc… espanta as melhores revendas e software houses. Não seja arrogante: as boas empresas escolhem seus clientes. Se perceberem que você será um problema não farão negócio com você.
● Chame o Fornecedor escolhido para uma conversa e não ponha a faca no pescoço dele. Este fornecedor é seu parceiro!
● Lembre-se sempre: seu fornecedor de software ou revenda de automação é seu parceiro. Sempre que estiver com dificuldade o acione, chame para conversar. Esta relação, se bem sucedida, será de muitos anos. Logo, conservá-la saudável é fundamental.
● Não economize muito em horas de implantação e treinamento. Investir nisso agora te economizará um tempo precioso

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